Nova etapa do Celular Seguro permitirá verificar aparelhos irregulares e busca enfraquecer o mercado ilegal de furtos e roubos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, na terça-feira (23), uma nova etapa do programa Celular Seguro, voltada ao combate à receptação de aparelhos roubados ou furtados. A ferramenta permitirá que consumidores consultem a situação de um celular antes da compra, funcionando como uma espécie de “cadastro negativo” de aparelhos irregulares.
A proposta do governo federal é reduzir a circulação de celulares de origem criminosa e enfraquecer o mercado ilegal que alimenta furtos e roubos em todo o país. A consulta poderá ajudar compradores a verificarem se o aparelho possui registro de roubo, furto ou perda antes de fechar negócio.
Durante o lançamento, Lula pediu que a população tenha mais atenção ao usar celulares em locais públicos e reforçou a importância de checar a procedência dos aparelhos comprados de terceiros.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, pessoas que estiverem com celulares irregulares e decidirem entregá-los às autoridades não serão punidas, desde que colaborem com as investigações e informem onde adquiriram o aparelho.
O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, afirmou que o objetivo da medida é atingir a cadeia criminosa da receptação, e não penalizar consumidores que tenham comprado o aparelho sem saber da origem ilegal.
Caso o cidadão descubra que possui um celular roubado ou furtado, a orientação do governo é procurar uma delegacia para entregar o aparelho e prestar as informações necessárias às autoridades.
A nova fase do Celular Seguro integra as ações do governo federal para ampliar a recuperação de aparelhos e reduzir crimes patrimoniais relacionados ao uso e comércio ilegal de celulares.