Senadora substitui Jaques Wagner e terá como missão articular pautas como o fim da escala 6x1 e a PEC da Segurança.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25), a senadora Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado. Ela assume a função após a saída de Jaques Wagner, que deixou o cargo nesta quarta-feira (24).
Wagner deixou a liderança dias depois de ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga supostas fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. O senador nega irregularidades.
Ao anunciar a escolha, Lula afirmou que Teresa terá a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse do governo no Senado, entre eles o fim da escala 6x1 e a PEC da Segurança.
Nas redes sociais, Teresa agradeceu a confiança do presidente e afirmou que atuará para fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada, os líderes partidários e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
A nova líder também destacou que pretende contribuir para a construção de consensos e para o avanço de pautas voltadas ao desenvolvimento do país, à justiça social e à melhoria da qualidade de vida da população.
Professora e sindicalista, Teresa Leitão tem 74 anos e é formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco. Antes de chegar ao Senado, foi deputada estadual por cinco mandatos.
Eleita em 2022, Teresa se tornou a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Senado por Pernambuco. Na Casa, integra comissões como Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura, e Esporte. Antes da nova função, atuava como líder do PT no Senado.