Kim Keon Hee foi considerada culpada por receber joias de luxo em troca de favores em nomeações para cargos públicos.
A Justiça da Coreia do Sul condenou, nesta sexta-feira (26), a ex-primeira-dama Kim Keon Hee a mais sete anos de prisão por corrupção. Ela foi considerada culpada de receber joias de luxo em troca de favores relacionados a indicações para cargos públicos.
Kim, de 53 anos, é esposa do ex-presidente Yoon Suk Yeol e já cumpre pena de quatro anos por manipulação do mercado de ações e corrupção.
Segundo a acusação, a ex-primeira-dama recebeu joias avaliadas em cerca de 103 milhões de won, aproximadamente US$ 67 mil, de um empresário da construção civil em 2022. Em troca, teria atuado para favorecer a nomeação do genro dele a um cargo público.
O tribunal entendeu que Kim aceitou objetos de alto valor em troca de influência política. Entre os itens citados no processo estão um colar da Van Cleef, um broche da Tiffany e brincos da Graff.
A investigação também apontou que ela teria recebido uma tartaruga de ouro avaliada em cerca de US$ 1,7 mil, além de um relógio Vacheron Constantin de aproximadamente US$ 25,4 mil.
Kim nega as acusações e afirma que os presentes recebidos não tiveram relação com qualquer tipo de favorecimento.