Frio intenso congelou camiseta da Seleção Brasileira em Urubici e carro de equipe de TV em Urupema.
Santa Catarina registrou, nesta quarta-feira (24), o dia mais frio do ano, com temperaturas negativas em pelo menos 22 cidades. A menor mínima foi registrada em Bom Jardim da Serra, onde os termômetros marcaram -9,1°C, segundo a Defesa Civil.
O frio intenso provocou geada ampla em diversas regiões do estado e gerou cenas curiosas. Em Urubici, onde a mínima chegou a -5,98°C, uma camiseta da Seleção Brasileira ficou congelada horas antes do jogo do Brasil pela Copa do Mundo.
Em Urupema, reconhecida por lei como a Capital Nacional do Frio, a temperatura caiu para -8,33°C. No município, o carro de uma equipe de reportagem da NSC TV, afiliada da Globo em Santa Catarina, também amanheceu coberto por gelo.
O frio também atingiu outras regiões catarinenses. Em Fraiburgo, no Meio-Oeste, moradores registraram água congelada em torneiras após a mínima de -3,4°C. No Oeste, Maravilha marcou -1,67°C. Já na Grande Florianópolis, Rancho Queimado teve temperatura negativa, com registro próximo de -1°C.
Entre as cidades com mínimas abaixo de 0°C estão Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici, São Joaquim, Bom Retiro, Rio Rufino, Fraiburgo, Ponte Alta do Norte, Bocaina do Sul, Palmeira, Santa Cecília, Lages, Água Doce, Curitibanos, Otacílio Costa, Frei Rogério, Brunópolis, São José do Cerrito, Maravilha, Monte Carlo, Rancho Queimado e Alfredo Wagner.
As baixas temperaturas foram acompanhadas por formação de geada, especialmente nas áreas de serra, planalto e regiões mais altas do estado.